imobiliárias

O espaço de interação para os assuntos imobiliários!
Vamos trocar experiências pessoais e práticas empresariais, adquirir conhecimentos específicos, conhecer novidades, ler notícias interessantes, debater polêmicas, ter acesso à legislação, à jurisprudência e aos documentos utilizados nas imobiliárias, conferir reportagens e entrevistas, analisar casos de sucesso... Tudo aquilo que interessa às pessoas que interagem no mercado imobiliário: valorizar a gestão imobiliária, atender aos desejos dos clientes e consagrar a segurança nos negócios imobiliários. Contribua para a valorização do mercado imobiliário!
Esteja sempre à vontade para participar, opinar, criticar, debater, elogiar, sugerir, comentar, etc.
Estarei à disposição pelo e-mail:
imobiliarias@uai.com.br.
FERNANDO JÚNIOR

Fiador deve arcar com juros de mora a partir do vencimento de cada parcela


Os juros de mora decorrentes de inadimplemento em contrato de locação fluem a partir do vencimento de cada parcela em atraso, inclusive para o fiador.

Julgamento proferido pelo STJ - Superior Tribunal de Justiça, no Recurso Especial nº 1.264.820-RS, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, julgado em 13/nov/2012.


Configurada a denominada mora ex re (art. 397 do Código Civil), na qual o simples descumprimento da obrigação constitui o devedor em mora em razão do termo estabelecido pelas partes contratantes, sendo desnecessária a constituição em mora, os juros moratórios são devidos ao credor a partir do vencimento contratual das parcelas em atraso, por se tratar de inadimplemento de obrigação positiva e líquida. Ademais, por ser a fiança tão somente garantia pessoal, o fiador obriga-se a satisfazer ao credor (locador) uma obrigação assumida pelo devedor (locatário), não constituindo obrigação distinta da contraída pelo afiançado, colocando-se o garante na posição de devedor subsidiário. Assim, havendo especificação, no contrato de locação, do valor do aluguel e da data de pagamento, os juros de mora fluem a partir do vencimento das prestações, e não a partir da citação do garante na ação de execução.
Precedentes: REsp 1.068.637-RS e REsp 465.836-RJ.

Fonte: Informativo de Jurisprudência nº 509/2012 do STJ.

Nenhum comentário: